MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Pesquisar por: 
Registros por página: 
Apresentação

O vocabulário Controlado apresenta os assuntos da área de Artes. Nessa base poderão ser encontrados os assuntos autorizados ou descritores para uma busca efetiva no catálogo online. Além disso, é apresentado o descritor em inglês, os sinônimos (usado para), a definição, as fontes de pesquisa e o contexto hierárquico do descritor com suas relações especificas, gerais e de associação.

Como iniciar sua pesquisa

A busca no vocabulário controlado está simplificada, basta inserir um termo/descritor em "pesquisar por" e clicar no botão "pesquisar", que o sistema trará o resultado. Porém o uso dos operadores booleanos "e", "ou" e "não" e de truncamento permitem uma busca mais aprimorada.

Observe o uso dos operadores abaixo:

  • Operador "e" conecta todos os termos da pesquisa para serem recuperados.
    Utilize ESPAÇO SIMPLES entre as palavras
    Pesquisar por: tapetes persas
    Resultado:tapetes persas
  • Operador "ou" acrescenta os termos da pesquisa para ser recuperados. Recupera documentos que contém pelo menos um dos termos.
    Utilize + (sinal de ADIÇÃO)
    Pesquisar por: tapetes+persas
    Resultado:acervos de tapetes, tapetes, tapetes persas, tapetes arraiolo, tapetes casa caiada, tapetes orientais
  • Operador "não" exclui os registros que contém um determinado termo da pesquisa. Recupera os documentos que contém a primeira palavra e exclui a que sucede o sinal.
    Utilize ^ (sinal de CIRCUNFLEXO)
    Pesquisar por: tapetes^persas
    Resultado:acervos de tapetes, tapetes, tapetes arraiolo, tapetes casa caiada, tapetes orientais
  • Truncamento: para recuperar um assunto pode-se digitar uma parte da palavra com a inclusão do sinal "$" (cifrão) sem espaço. Esse procedimento possibilita a abrangência do resultado apresentando a "raiz" do assunto. Use principalmente, se não tiver certeza se o termo é usado no plural ou singular.
    Pesquisar por: tape$
    Resultado:acervos de tapetes, tapeçaria, tapeçaria antiga, tapeçaria Aubusson, Tapeçaria Bayeux, tapeçaria Beauvais, tapetes persas...

Seguindo essas dicas a pesquisa se torna muito mais eficaz. Lembre-se de definir o termo/descritor para buscar. A partir do resultado pode-se visualizar todos os livros, catálogos entre outras obras bibliográficas existentes no acervo.

Para informações mais detalhadas clique o botão AJUDA.
Para dúvidas e sugestões, envie uma mensagem para biblioteca@masp.org.br

Apresentação do projeto de políticas públicas

A Biblioteca e Centro de Documentação do MASP em parceria com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) disponibiliza uma nova versão do Vocabulário Controlado de Arte, resultado do projeto "Desenvolvimento e disseminação de ferramentas de apoio à documentação da arte", financiado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – FAPESP em duas fases.

A primeira fase do projeto, desenvolvida entre 2008 e 2009, e coordenada pela professora doutora Maria Christina Barbosa de Almeida (ECA/USP) disponibilizou no site do MASP a primeira versão online do Vocabulário Controlado de Arte. Na segunda fase, iniciada em 2013 sob a coordenação da professora doutora Vânia Mara Alves Lima (ECA/USP), o Vocabulário Controlado de Arte foi objeto de extensa pesquisa terminológica para definição de seus termos, a qual possibilitou a atualização desse instrumento para representação e recuperação da informação de Arte. Nesta segunda fase foi também compilada uma metodologia para a construção de vocabulário controlado para o domínio da Arte a qual espera-se seja disseminada. Oferecendo uma linguagem documentária como ferramenta de apoio para os profissionais que lidam com a documentação e informação artística.

Além do Vocabulário Controlado de Arte, encontra-se a disposição o catálogo de artistas e entidades renomeado como Controle de Autoridades assim como as Listas Auxiliares que contém os termos cronológicos, gênero/forma, geográficos, profissões e temas.

A realização desse projeto só foi possível graças a participação de vários profissionais ligados à área de biblioteconomia e artes. Agradecemos a disponibilidade dos pesquisadores e professores assim como a toda equipe da biblioteca.