MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
O que é?

Em 2004, para celebrar o Dia Internacional de Museus, o Serviço Educativo juntamente com a coordenadoria da Biblioteca e Centro de Documentação, a coordenadoria de Espetáculos e Eventos e a Superintendência Administrativa Financeira do MASP, implantaram a atividade Clube Infantil de Arte.

Com essa iniciativa resgatou-se assim o nome da atividade pioneira empreendida pelo MASP à época de sua fundação, acrescentando a ele o de Suzana Rodrigues, homenageando dessa forma a pioneira educadora de museus que implantou a atividade de mesmo nome no MASP em 1948.

Na oportunidade a Biblioteca e o Centro de Documentação do MASP inaugurou a mostra “A Criança e o Museu”, composta por documentos e fotos referentes às atividades originais do Clube Infantil, de 1948. O evento contou com a presença de Suzana Rodrigues, residente no Rio de Janeiro.

A quem se destina

As atividades do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues são destinadas exclusivamente para crianças até 10 anos de idade, de São Paulo, de qualquer parte do país e do exterior. As crianças interessadas podem se inscrever pessoalmente e/ou por correio, desde que observadas as necessidades assinaladas pelo Serviço Educativo do MASP. Não há limite de vagas para participação de crianças de uma mesma família.

Por que participar?

É muito expressiva a visita ao MASP de crianças até os 10 anos de idade. A grande maioria, entretanto, visita o museu como complemento da atividade escolar.

Tendo desenvolvido alguma familiaridade com as exposições do museu, através das Visitas Orientadas vivenciadas através de sua escola, as crianças ficam felizes ao se perceberem no possível novo papel de estimuladoras da visita dos adultos, seus familiares, compartilhando assim com eles sua vivência realizada anteriormente no museu.

Por diversas razões, o número de visitas de núcleos familiares não acompanha numericamente a agenda que o Serviço Educativo desenvolve com as escolas particulares e públicas. A criação do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues pode contribuir para mudar esse fato e dar início a programas específicos de atendimento a famílias em visita ao MASP.

Vale lembrar que crianças somente visitam o museu, acompanhadas por um - ou mais adultos - que via de regra são sempre os responsáveis pelo passeio.

Benefícios:

1- Quando visitar o museu, a criança apresentará sua carteirinha de filiação para retirar, um ingresso cortesia. Será ela que se identificará na bilheteria com o seu documento individual.

2- Ela poderá retirar seu ingresso cortesia na bilheteria, de 3ªs feiras a domingos, desde que acompanhada de um adulto responsável, sendo este, pagante de ingresso, a menos que sua condição o autorize o contrário. Os ingressos poderão ser retirados entre 11h00 e 17h00, nos dias em que o museu estiver aberto à visitação, inclusive nos feriados, e às 5ª feiras  das 11h às 19h00.

3- As carteirinhas são oferecidas gratuitamente para a criança e  dão direito a um ingresso por visita. O ingresso valerá apenas para o dia em que for retirado.

4- A criança participante do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues, desde que tenha e forneça seu endereço virtual ao Serviço Educativo, receberá mensalmente um boletim informativo concebido especialmente para a sua atualização quanto à programação do museu.

5- Periodicamente, em datas previamente anunciadas nos boletins para crianças, os participantes do Clube poderão inscrever-se para a realização de uma visita à Coleção do MASP, ou a outra mostra em cartaz, sob a condução do coordenador do Serviço Educativo. A visita terá a duração de 01h00. As inscrições deverão ser feitas diretamente no Serviço Educativo do museu, pelo telefone 011 3251 56 44 ramal 2113 ou pelo e-mail educativo@masp.art.br Para cada visita serão abertas 10 vagas. Apenas as crianças inscritas no Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues participarão das visitas mencionadas.

6- O participante do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues receberá, em primeira mão, as informações sobre as atividades de férias do Ateliê do MASP e das Visitas Temáticas, promovidas pelo Serviço Educativo em Janeiro e Julho de cada ano.

7- Os pais dos participantes serão avisados em primeira mão, sobre as atividades oferecidas para adultos, nos meses das férias escolares.

8- O Serviço Educativo do museu, oferecerá também, durante o ano, uma programação de Visitas Técnicas e Temáticas para o participante do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues. Serão atividades destinadas a faixas etárias específicas e terão como assunto as atividades internas dos diferentes departamentos do museu. Isso permitirá à criança o conhecimento das atividades museológicas e museográficas do MASP. Enfim, ela poderá ter contato com o funcionamento interno de um museu de arte e como são seus bastidores. A respectiva programação será divulgada no boletim virtual que a criança receberá.

9- Para participar de todas essas atividades, a criança deverá estar acompanhada de um adulto responsável. Nas visitas técnicas participam apenas as crianças inscritas no Clube. Ao longo do tempo de sua existência novas atividades serão criadas pelo Serviço Educativo para os participantes do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues, e divulgadas para os participantes.

Como participar do clube?

Para participar a criança deve preencher uma ficha de inscrição, elaborada pelo Serviço Educativo, e que é numerada no ato de sua entrega.

A criança terá seus dados fornecidos por um adulto responsável, e caso faça sua inscrição por correio postal, deverá junto com a ficha, enviar cópia de documento que ateste sua idade além de encaminhar também duas fotos 3x4, coloridas ou não. Esses dados serão fundamentais para a confecção de um documento de filiação ao Clube: a carteirinha de sócio/a.

No MASP as inscrições são recebidas de terça a sexta-feira, das 14h às 16h30, pela recepcionista do museu no balcão de informações ao público situado no 1º subsolo.

Importante! As carteirinhas serão entregues sempre na sexta-feira subseqüente ao do dia da inscrição e serão entregues preferencialmente no horário da manhã, das 9hs às 12hs.

Ficha de inscrição (como a sugerida pela Liquid, em que a pessoa preenche e o educativo@masp.art.br já recebem em seguida).
Boletins Informativos:

Na implantação das atividades do Clube Infantil Serviço Educativo do MASP criou 3 boletins informativos virtuais notificando as crianças inscritas sobre a que o museu apresentava. Esses  boletins estão disponíveis nesta página.
Boletim nº. 1 clique para ver
Boletim nº. 2 clique para ver
Boletim nº. 3 clique para ver

A partir de novembro de 2009, mensalmente, poderá ser encontrado aqui o acesso ao novo boletim que será editado especialmente para crianças.
A criança e o museu

O Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues foi inaugurado durante uma sessão festiva no Pequeno Auditório do MASP no domingo 16 de Maio de 2004, na presença da homenageada. Após uma rápida cerimônia foi aberta à visitação a mostra A Criança e o Museu, organizada pela Biblioteca e Centro de Documentação do MASP, composta por fotos e publicações diversas registrando o período de funcionamento do Clube Infantil de Arte na sede do MASP à Rua Sete de Abril nas décadas de 40 e 50.

A Criança e o Museu
de 16 de maio a 20 de junho de 2004

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e o lançamento do Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues pelo Serviço Educativo do MASP, a Biblioteca e o Centro de Documentação do museu apresentam uma exposição de documentos, fotos e desenhos mostrando a relação da criança com o museu através das atividades desenvolvidas pelo Clube Infantil original.

Uma das finalidades do museu é formar e informar o público por meio de uma ação com fins educacionais ampliando assim a sua percepção do mundo.

A primeira experiência seguindo esse objetivo foi a criação do Clube Infantil de Arte que teve início em 1948, quando o Professor Pietro Maria Bardi, Diretor do museu de 1947 a 1991, convidou a Educadora Suzana Rodrigues para desenvolver o programa educacional do museu.

Com essa experiência a criança passou a fazer parte do público do MASP que foi assumindo assim o seu papel educativo e pioneiro ampliado ao longo de sua historia pela contribuição de inúmeros educadores, entre eles Hebe de Carvalho, Najma Burdman, Eunice de Moraes Sophia, Maria Isabel de Souza Meirelles até a formação em 1997, sob patrocínio do Yázigi International, do Serviço Educativo do MASP (educativo@masp.art.br).

Ivani Di Grazia Costa / Paulo Portella Filho
Relação de participantes

001- Jonas de Araujo Moreira Marx
002- Paulo Alves Feo Emery de Carvalho
003- Henrique Alves Feo Emery de Carvalho
004- Felipe Alves Feo Emery de Carvalho
005- Maria Clara de Moraes Lemes
006- João Portas Carbonari
007- Guilherme Gabriel Camargo Santos
008- Sarah Esteves Sant'Anna
009- Thalita Zavan de Lima
010- Elaine dos Santos Frasson
011- Artur Heiji Nochi Suzuki
012- Elisa Bidóia Gerdullo
013- Marina Bidóia Gerdullo
014- Gabriel Farias de Moraes
015- Heitor Lopes Matheus
016- Ricardo Fortunato júnior
017- Letícia Corte Brilho Barbosa
018- David de Paula Lucchetti
019- Tarcísio de Paula Luchetti
020- Maíra Barra Rodrigues Cezar
021- Izabella de Paula Almeida
022- Catarina O. Weil Rosado
023- Julia O. Weil Rosado
024- Cleo Barbosa Barbarino
025- Anna Barbosa Barbarino
026- Clara Pompeo Motta Lacerda
027- João Pereira Teixeira
028- Antonio Pereira Teixeira
029- Alexandre Blois Crispino
030- Edgar Blois Crispino
031- Aviv Sophia Skitnevsky
032- Danilo de Carvalho Freire
033- Victor Picciafuoco Sophia
034- Constance Strass Soeiro de Faria
035- Maria Paula Bicarato Graciolli
036- Letícia Araújo
037- Helena Del Monte Kojio
038- Ana Eliza Santos Azevedo de Toledo Cesco
039- Letícia Fernandes Frossard Santos
040- Raquel Fogarin Destro
041- Ana Carolina Melo do Carmo
042- Julia Isabel de Oliveira Campos
043- Henrique Lessing
044- Fernanda do Prado Moreira
045- Giovana Rodrigues Batista
046- Thainara C. de Azevedo
047- Luiz Felipe Rodrigues Batista
048- Alexandre Bergel
049- Taiany Feliciano Erlichman
050- Maria Sofia Ramos Ascensão Costa
051- Pámela Brocardo da Cruz
052- Marina Aiko Nishiyama
053- Fernando Seiti Nishiyama
054- Bruno Moniz Pellegrini
055- Antonio Carlos Souza Moraes Filho
056- Matheus H. Bailoni Andreoni
057- Fernando F. B. Andreoni
058- Caio Sertório Paulo Ferreira
059- Giovanna Sertório Paulo Ferreira
060- Raquel Sakalausta Sertório
061- Gabriela Alves
062- Luiza Sertório Galvão
063- André Luis Corsi Lora
064- Helena Sá Dias Guerra
065- Jéssica Sousa Alcântara
066- Rafael Flaquer Soares
067- Lívia Cristina Gomes Maalouf
068- Adriana Pacheco Palmeira
069- Santiago Daniel Dubra
070- Frederico Marco Pereira Gomes
071- Rafaella Hecht Regis de Lima
072- Paula Requito Durão
073- Marcelo Baroni da Silva
074- Lucas Lasalvia Balderrama
075- Isabelle Diccini
076- Nicolau Diniz de Moraes
077- Eduardo Nascimento Iguti
078- Cristina Nascimento Iguti
079- Guilherme Duarte Baptista
080- Luiza Fabanez Dias de Moraes
081- Diogo Fabanez Dias de Moraes
082- Ulisses Evander Caceres Camacho
083- Alessia Samanta Cáceres Camacho
084- Laura Silva Vicente de Azevedo
085- Gabriela Torrano Ciancio
086- Ligia de Moraes Loverso
087- Jin Klaus Terada
088- Catherine Beatriz Pismel Calognomos
089- Franz Kenzo Terada
090- Jô Erik Terada
091- Alicia Saldivar Herrero
092- Herman Saldivar Herrero
093- Raul Vilela Dias de Souza
094- Gabriela Ades Hibner
095- Carolina Ades Hibner
096- Douglas Meira Ferreira
097- Rodolpho Meira Ferreira
098- João Paulo Prates Gigo Abe
099-Augustine Araújo Khair
100- Gabriel Ferreira Santos Wolff
118- Luisa Lira Ortega
119- Guilherme Augusto Matos Anitelli
120- Lucas André Spada de Freitas
121- Bárbara Pozzi Tovar
122- Felipe Nascimento
123- Mayumi Watanabe
124- Naomi Yuri Watanabe
125- Amanda Pozzi Tovar
126- Beatriz Ottoboni
127- Débora Koffke Alves
128- Natália Helena Meneguin
129- Giovana Heloisa Meneguin
130- Rafael da Silva Soares

|