MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

Imagem da Reserva Técnica

Visita Orientadas Agendadas: atividade nuclear do Serviço Educativo
O Serviço Educativo do MASP não atua com conceitos de visita guiada/monitorada e monitoria para o público, escolar ou não. Da mesma forma, realiza agendamentos de dia e horário de visita para escolas diretamente com os responsáveis pelos grupos, e não com agências intermediárias, exceção aberta apenas para grupos turísticos.







O trabalho é desenvolvido por uma equipe de educadores oriundos de diferentes áreas de conhecimento: história da arte, filosofia, letras, artes plásticas, história. As visitas se constituem em encontros que visam problematizar na comunidade de visitantes, a fruição, a compreensão, e a interpretação da obra de arte.

Nas primeiras etapas do agendamento de uma visita o responsável pelo grupo é sempre solicitado a explicitar suas necessidades para a visita ao museu. A partir delas a equipe de atendimento desenhará as atividades para o grupo, e todas as visitas acabam, ao final, com resultados bastante individualizados.

Em torno das Visitas Orientadas desdobram-se inúmeras ações do museu que expressam o compromisso educativo da instituição para com a sua comunidade de visitantes, entre elas, com destaque, está a assessoria gratuita a professores e responsáveis por grupos.

Oferecidas de terça a sexta feira, em quatro horários diários, e também excepcionalmente aos finais de semana, as visitas podem ser agendadas para a Coleção do MASP bem como para as mostras temporárias apresentadas no museu.

Atendimentos de terça a sexta-feira

Oferecidos em duas modalidades:

Visita Orientada Simples

Modalidade de atendimento que contempla visita apenas a uma exposição apresentada no museu. Após o trabalho com os educadores do museu na exposição escolhida, o grupo, se tiver interesse e disponibilidade, pode permanecer visitando o MASP por quanto tempo desejar.

As visitas simples têm a duração de 1h30. Dois Orientadores estão sempre disponíveis para cada grupo. O trabalho caracteriza-se por oferecer uma acolhida personalizada aos visitantes das exposições apresentadas no museu.
Deve obrigatoriamente ser precedida de um agendamento de dia e horário, e é destinada a grupos de toda natureza, escolares ou não. São realizadas apenas em português.

A confirmação de uma solicitação de visita somente acontece após a vivência de um conjunto de operações entre o responsável pelo grupo e o setor de agendamento.

Uma delas, de extrema importância para ambas as partes, é o preenchimento de uma ficha de agendamento, que depois de preenchida deve ser enviada ao museu, através do site, do fax, 11 3284-0574, do e-mail agendamento@masp.art.br ou via correio postal Avenida Paulista 1578, 01310-200 São Paulo Capital.

Na ficha o responsável pelo grupo faz a caracterização de suas necessidades. Em função dos dados recolhidos os Orientadores de Visita individualizam o atendimento ao grupo.

É imprescindível destacar que a fala e a acuidade perceptiva dos visitantes são elementos ativamente incorporados pelos orientadores à visita e que, durante a realização dela, os educadores do museu deverão ser entendidos como a referência para o desenvolvimento das atividades seja quanto ao desenvolvimento de roteiros, à construção do conhecimento artístico, à apreciação estético-histórica das obras exibidas, ou mesmo à divulgação e aplicação de normas de conduta dentro do museu, durante as atividades.
O conhecimento sobre o museu e suas obras é assim uma tarefa de construção comum, contratada, coletiva, que envolve a ativa participação do responsável pelo grupo, dos visitantes e dos educadores do museu, iniciado já no próprio momento do agendamento da visita.

ATENÇÃO: Cada horário disponível deve ser ocupado pelo número de integrantes de apenas uma classe/sala de aula de estudantes (um mínimo de 10 visitantes por agendamento).

Grupos Públicos: gratuito para os participantes, mediante o encaminhamento de um ofício da instituição solicitando a visita e informando sobre o caráter público do grupo.

Consulte clicando aqui, e visualize documento específico para essa modalidade.

Grupos Particulares: mediante pagamento de ingresso.
Valor do ingresso: R$10,00 por visitante, independentemente da idade.

Consulte clicando aqui, e visualize documento específico para essa modalidade.

Em ambas as modalidades, professores e acompanhantes entram como convidados do museu.
Horários de terças a sextas-feiras: V (visita)
V 09h00 V 10h45 V 13h30 V 15h15

Programa Combinado: Visita+Ateliê

Modalidade de atendimento que contempla visita orientada apenas a uma exposição apresentada no museu, acrescida de uma prática expressiva no Ateliê do MASP. Após o trabalho com os educadores do museu na exposição escolhida, o grupo, se tiver interesse e disponibilidade, pode permanecer visitando o MASP por quanto tempo desejar.

Distingue-se, portanto, da Visita Orientada Simples por incluir - antes ou depois da visita - uma atividade de expressão no Ateliê do MASP, com 01h30 de duração.
As visitas do Programa Combinado têm a duração de 3h15: 1h30 de visita +00h15 de intervalo + 1h30 de ateliê. Quatro ou cinco orientadores do museu estão sempre disponíveis para cada grupo.

No recinto das Exposições

O trabalho caracteriza-se por oferecer uma acolhida personalizada aos visitantes das exposições apresentadas no museu e no Ateliê do MASP.
Deve obrigatoriamente ser precedida do um agendamento de dia e horário, e é destinada a grupos de toda natureza, escolares ou não. São realizadas apenas em português.
A confirmação de uma solicitação de visita somente acontece após a vivência de um conjunto de operações entre o responsável pelo grupo e o setor de agendamento.

Uma delas, de extrema importância para ambas as partes, é o preenchimento de uma ficha de agendamento, que depois de preenchida deve ser enviada ao museu, através do site, do fax, 11 3284-0574, e-mail agendamento@masp.art.br ou correio postal Avenida Paulista 1578, 01310-200 São Paulo Capital.

Na ficha o responsável pelo grupo faz a caracterização de suas necessidades. Em função dos dados recolhidos os Orientadores de Visita individualizam o atendimento ao grupo. A atividade complementar de ateliê, no entanto, é de concepção exclusiva do Serviço Educativo do MASP.

É imprescindível destacar que a fala e a acuidade perceptiva dos visitantes são elementos ativamente incorporados pelos orientadores à visita, e, que durante a realização dela os educadores do museu deverão ser entendidos como a referência para o desenvolvimento das atividades, seja quanto ao desenvolvimento de roteiros, à construção do conhecimento artístico ou à apreciação estético-histórica das obras exibidas, e mesmo à divulgação e aplicação de normas de conduta dentro do museu, durante as atividades.

O conhecimento sobre o museu e suas obras será assim uma tarefa de construção comum, contratada, coletiva, que envolve a ativa participação do responsável pelo grupo, dos visitantes e dos educadores do museu, e, iniciado já no próprio momento do agendamento da visita.

ATENÇÃO: Cada horário disponível deve ser ocupado pelo número de integrantes de apenas uma classe/sala de aula de estudantes (um mínimo de 10 visitantes por agendamento).

Grupos Públicos: gratuito para os participantes, mediante o encaminhamento de um ofício da instituição solicitando a visita e informando sobre o caráter público do grupo.

Consulte clicando aqui, e visualize documento específico para essa modalidade.

Grupos Particulares: mediante pagamento de ingresso.
Valor do ingresso: R$15,00 por visitante, independentemente da idade.

Consulte clicando aqui, e visualize documento específico para essa modalidade.

Em ambas as modalidades, professores e acompanhantes entram como convidados do museu.

No Ateliê do MASP

No Programa Combinado a oportunidade de vivência no ateliê em condições acolhedoras, possibilita ao grupo e aos indivíduos uma reflexão aprofundada sobre a expressão artística, colaborando para aproximar o ver do produzir, enriquecendo a experiência do visitante do museu.

No ateliê o grupo recebe orientação de uma equipe de três artistas – educadores. Os integrantes são incentivados a trabalhar elegendo seus próprios interesses e habilidades como referência inicial. O local está equipado para garantir um amplo trânsito entre técnicas artísticas e materiais, que visam atender as diferentes necessidades dos visitantes.

Podem ser desenvolvidas atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem, marcenaria, construção de objetos, gravura e monotipia.

As atividades no ateliê têm duração de 90 minutos, 30 deles finais dedicados preferencialmente a uma atividade coletiva, eleita pelo grupo e desenvolvida com recursos de jogos dramáticos.

Horários de terças a sextas-feiras: A (ateliê) V (visita)
A 09h00 / V 10h45 A 10h45 / V 09h00 A 13h30 / V 15h15 A 15h15 / V 13h30

|