MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Vista da exposição Semana do índio Karajá, no segundo andar do MASP, organizada pela Funai em comemoração à Semana do Índio, 1984.

SEMINÁRIO: HISTÓRIAS INDÍGENAS

22 e 23 de junho, das 9h às 17h30

O seminário Histórias indígenas é marco de um programa que reintroduz as culturas indígenas no Museu. Ao longo de sua história, o MASP organizou diversas exposições com objetos e registros de comunidades indígenas localizadas no território brasileiro: Exposição de arte indígena (1949), Arte karajá (1984), Índios Yanomami (1985) e Arte indígena kaxinawá (1987). No entanto, e a despeito de ter sediado tantas mostras, o MASP não chegou a constituir, até hoje, uma coleção própria. Vale acrescentar que ainda não existe no Brasil um museu que tenha como política estabelecer diálogos entre práticas e produções culturais indígenas com obras provenientes de diferentes origens e períodos. Nesse sentido, o MASP – mantendo o seu compromisso de constituir-se como um museu aberto e plural na abordagem das mais variadas manifestações de cultura visual – acredita na importância de se estabelecer uma discussão mais ampla e aberta sobre essas “histórias”.


A partir de diferentes perspectivas, o seminário pretende apresentar e discutir a riqueza das culturas materiais e imateriais indígenas, suas filosofias e cosmologias e as possibilidades de se trabalhar com esses universos no contexto expositivo e museológico.


CONVIDADOS

Ailton Krenak, Aristóteles Barcelos Neto, Claudia Andujar, Davi Kopenawa, Edson Kayapó, Els Iagrou, Joseca Yonomani, Luís Donisete Benzi Grupioni, Luisa Elvira Belaunde, Lux Boelitz Vidal, Milton Guran, Pedro de Niemeyer Cesarino e Sandra Benites.


INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

A retirada de ingressos será realizada duas horas antes do seminário, a partir das 8h,na bilheteria do Museu.

Será necessário o cadastro de e-mail, nome completo e a apresentação de um documento oficial na retirada do ingresso.

Cada ingresso é válido para 1 (um) dia de evento, sendo necessária a retirada em cada um dos dias.

Os certificados serão emitidos somente para os participantes que comparecem nos dois dias do seminário, e serão enviados para o e-mail cadastrado previamente.

Chegue cedo e garanta sua vaga!