MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Pietro Perugino e ateliê Città dela Pieve, Itália, 1446 – Fontignano, Itália, 1524, São Sebastião na coluna, 1500-­10, doação Cia. Antarctica Paulista S.A., 1947

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: HISTÓRIAS DA SEXUALIDADE

26 e 27 de maio, das 9h às 17h30

Este seminário dá continuidade a uma primeira discussão ocorrida em setembro de 2016 e é parte de um projeto que inclui uma exposição a ser inaugurada em outubro de 2017.

O Brasil tem sido lugar de intensos debates sobre temas relacionados à identidade de gênero, educação sexual e violência contra as mulheres. Embora haja uma forte presença de mulheres artistas no cânone histórico da arte brasileira e uma produção artística significativa que aborda questões de sexualidade, os debates sobre gênero, feminismo e sexualidade, seja na crítica de arte, seja na academia, permanecem ainda bastante incipientes. Nesse contexto, o seminário pretende não apenas tratar de tópicos que têm sido mais predominantes nos debates internacionais, mas também gerar novas reflexões e estimular as discussões que formarão o projeto de Histórias da sexualidade.

Apesar de coincidir com o título da obra de Michel Foucault (1926-1984), História da sexualidade (1976), o título do projeto do MASP é plural e está relacionado a um longo programa do museu em relação à abordagem de diversas histórias: abertas, plurais, inacabadas e não totalizantes, abrangendo não só relatos históricos de caráter político, econômico e social, mas também narrativas pessoais e fictícias.

Nesta edição, a discussão do seminário de dois dias abrangerá temas como direitos humanos, dissidências sexuais, feminismos, ativismo, prostituição, psicanálise, erotismo e teoria queer, todos em conexão com a cultura visual e a prática artística.

Organização: André Mesquita e Luiza Proença
[Organization: André Mesquita and Luiza Proença]


CONVIDADOS

Amelia Jones, Cecilia Palmeiro, Christian Ingo Lenz Dunker, Djamila Ribeiro, Francesco Ventrella, Ivo Mesquita, Jean Wyllys, Juan Vicente Aliaga, Julia Bryan-Wilson, Miguel A. López, Richard Miskolci, Tom Kalin, Xabier Arakistain

O Seminário contará com tradução simultânea e libras.
[The seminar will be simultaneously interpreted into Brazilian Sign Language and English].


INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

IMPORTANTE: Pedimos para as pessoas que já fizeram inscrição pelo site cheguem 1 hora antes para retirada de entrada. Aqueles que não vierem até às 9h30 (30 minutos antes do início do seminário) terão suas vagas repassadas para interessados que não se inscreveram previamente.