MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Vista da exposição África Negra no MASP, 1988. Fotografia de Luiz Hossaka, aquivo MASP.

SEMINÁRIO: HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICAS

20 a 21 de outubro de 2017, das 10h às 17h30

O seminário dá continuidade a uma primeira discussão realizada em outubro de 2016 com a participação de pesquisadores, ativistas, curadores e teóricos, como Angela Alonso (Universidade de São Paulo), Deborah Willis (NYU), Geoffrey Quilley (Universidade de Sussex), João José Reis (Universidade Federal da Bahia), Luiz Felipe de Alencastro (Fundação Getulio Vargas), Mary Karasch (Universidade de Oakland) e outros.


Em 2018, o MASP organizará um ano inteiro de exposições, palestras, oficinas, publicações e mostras de filmes em torno das histórias afro-atlânticas. Este programa de um ano inclui várias exposições de artistas contemporâneos, como Julie Mehretu e Jean Michel Basquiat, artistas brasileiros, como Rubem Valentim e Aleijadinho, entre outros. Este projeto está ancorado em uma grande exposição intitulada Histórias Afro-Atlânticas, organizada tanto pelo Instituto Tomie Ohtake quanto pelo Museu de Arte de São Paulo. A exposição reunirá uma vasta gama de obras de arte e documentos relacionados aos "fluxos e refluxos" (para usar a expressão de Pierre Verger) entre a África, as Américas, o Caribe e a Europa.

Histórias Afro-Atlânticas irá entrelaçar e justapor, pela primeira vez e em larga escala, imagens provenientes da África, das Américas, do Caribe e da Europa, do século XVI ao XXI, abrangendo uma variedade de tópicos - retratos, viagens e tráfico, celebração e religião, liberdade e abolição, punição e insurreição, ativismo, bem como afro-modernismo. O seminário de discussão de dois dias incluirá esses temas e terá a participação de curadores, artistas, ativistas, pesquisadores e escritores.

CONVIDADOS

Andrianna Campbell, Ayrson Heráclito, Chika Okeke-Agulu, Claire Tancons, Denise Ferreira da Silva, Edimilson de Almeida Pereira, Elvis Fuentes, Eveline Sint Nicolaas, Huey Copeland, Kalia Brooks Nelson, O’Neil Lawrence, Reginaldo Prandi e Tumelo Mosaka.


INSCRIÇÕES PRESENCIAIS