MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
2007
- | A | +

Diversos esqueletos - exposição Darwin (divulgação)


DARWIN - DESCUBRA O HOMEM E A REVOLUCIONÁRIA TEORIA QUE MUDOU O MUNDO

Período:
4 de maio a 15 de julho de 2007

Os seres vivos e as plantas, nesta exposição, conectam todos os visitantes à surpreendente diversidade da vida, encontrada e estudada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882). Ao longo da exposição, há diversas espécies de animais, répteis e flora que incluem iguanas verdes, tartarugas aquáticas, plantas carnívoras e uma coleção de 60 tipos raros de orquídeas.

A ampla área dedicada à viagem feita com o HMS Beagle é cheia de recriações detalhadas e coloridas dos ambientes e das criaturas que Darwin testemunhou durante esta longa jornada, desde as já mencionadas iguanas marinhas, aos pássaros de fragata.

Outro destaque na exposição é a reconstrução elaborada do local de estudo de Darwin - denominado Down House. Ambiente em que Darwin, como um observador entusiasmado e um pesquisador dedicado, propõe a revolucionária teoria evolucionista, na qual todo tipo de vida evolui de acordo com o mecanismo da seleção natural.

Uma apresentação em tela de vídeo gigante, criada a partir de 1.000 fotografias em alta resolução transportam os visitantes em uma caminhada virtual, juntamente com o Darwin, pelo caminho de areia em que o naturalista criou na área externa da Down House. Este caminho de areia foi um local importante na vida intelectual de Darwin, local em que gostava de ir muitas vezes por dia, observando, experimentando e pensando.

Um diferencial da exposição é uma página original do manuscrito escrito, em próprio punho, por Darwin sobre a Origem das Espécies, que foi publicado em 1859. Esta página, da biblioteca do Museu de História Natural de Nova York, é uma das únicas 28 páginas do manuscrito que existem.

Em certo momento da exposição, diversos esqueletos de mamíferos, répteis e pássaros ilustram a natureza do início do século XIX, retratado pelo que Darwin encontrou na época. Espécies de besouros, borboletas e corais ilustram os hábitos da longa vida de Darwin em sua minuciosa forma de observá-los e coletá-los.

Há diversas seções interativas na exposição, os visitantes são incentivados a tocar em espécies - tais como a reprodução de um esqueleto gigante do Glyptodont (um mamífero pré-histórico) e observar outros artigos, tais como amostras da madeira petrificada, usando uma lente simples de mão, apenas como Darwin fazia para desenvolver e testar suas teorias. Computadores interativos, que ficam na última parte da exposição, foram projetados especificamente para transmitir aos jovens as idéias e descobertas de Darwin: um dos computadores traz as características estruturais similares entre baleias, rãs, seres humanos e outras espécies; um outro computador traz um jogo interativo sobre a seleção natural que permite que os visitantes modifiquem um ambiente virtual e prestem atenção como a mudança afeta os hábitos alimentares dos pássaros e favorece insetos com determinadas cores e características.

Uma biografia em vídeo de Darwin, narrada por seu tataraneto Randal Keynes, introduz os visitantes aos climas políticos, sociais e científicos do século XIX na Inglaterra.

Sobre o Instituto Sangari


Fundado em 2003 pelo físico e empresário Ben Sangari, o Instituto Sangari tem como objetivo criar soluções para a melhoria da qualidade da educação por meio do ensino de ciências. Atua em projetos vinculados a escolas públicas do Ensino Básico. O Instituto mantém parcerias nacionais e internacionais com importantes instituições: UNICAMP, OEI, SCI-LINK, Instituto Braudel, UNESCO; Rede de Informação Latino-Americana/RITLA; Museu de História Natural de Nova York e a Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O Instituto Sangari faz parte do grupo internacional Sangari, que há 42 anos desenvolve soluções para melhorar o ensino no mundo. Criado na Inglaterra por Antony Sangari, em 1965, o grupo está presente em 15 países: África do Sul, Brasil, Cazaquistão, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Irã, Moçambique, Namíbia, Paquistão, Portugal, Romênia e Turquia.

Mais informações:

www.sangari.com
www.darwinbrasil.com.br

|