MUSEU DE ARTE DE SO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

19a. Edição da COLEÇÃO PIRELLI/MASP DE FOTOGRAFIA, até 15/7 no MASP (imagem: Rio de Janeiro 1964, Alécio de Andrade, CP19-2012)

COLEÇÃO PIRELLI/MASP DE FOTOGRAFIA
19a. EDIÇÃO

Período:
29 de fevereiro a 15 de julho de 2012

Edição 2012 marca os 21 anos da Mostra e apresenta dez
fotógrafos que se tornaram  ícones da fotografia brasileira

Concebida em 1990 e com sua primeira versão realizada em 1991, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia completa 21 anos com a exibição de cem obras de dez fotógrafos que fizeram história na arte contemporânea brasileira dos últimos 60 anos. Mais longa parceria entre um museu e uma empresa patrocinadora, a Coleção Pirelli/MASP apresenta agora alguns de seus maiores expoentes, artistas que representam caminhos distintos da fotografia no Brasil: Alécio de Andrade, Claudia Andujar, Geraldo De Barros, Mario Cravo Neto, Marcel Gautherot, José Medeiros, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e Pierre Verger.

Ao todo, 70 obras foram pinçadas do acervo de mais de 1100 trabalhos adquiridos pelo museu nestas duas décadas, obras que recebem a companhia de outras 30 novas, adquiridas especialmente compor esta 19ª edição, que abre ao público no dia 29 de fevereiro, no 1º andar do MASP. “Estas obras representam bem o trabalho destes artistas que se tornaram marco na fotografia no país”, aponta o curador do MASP Teixeira Coelho.

Para o Conselho Curador da Mostra, formado por Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Mário Cohen e João Musa, esta primeira proposta pretende se estender por mais edições para incluir outros ícones da fotografia brasileira além dos dez nomes selecionados para atual exposição.


A Coleção

Em 1990 teve início o projeto conjunto do MASP e da Pirelli, empresa de tradicional afinidade com a fotografia. Desde então, a Coleção tem buscado construir de forma sistemática um painel representativo da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50. O conjunto de obras tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também resgatar a memória de fotógrafos que foram importantes  para a história da fotografia no Brasil. O resultado é uma coleção comprometida em contribuir para a formação de referências culturais em torno da fotografia nacional, construindo um pensamento crítico sobre a imagem na contemporaneidade.


Web

A Coleção pode ser acessada em sua totalidade no endereço http://www.colecaopirellimasp.art.br. No site é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.


Serviço Educativo

Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, a Coleção Pirelli/MASP tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados.
Informações: 3251 5644, ramal 2112.

Informações Gerais
  • De 29 de fevereiro a 15 de julho de 2012, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar do MASP.

    Coordenação:
    Anna Carboncini

    Apoio:
    Pirelli

    Produção e Montagem:
    Equipe do MASP

    Horários: Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.

    Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.

    Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes.

    Informações ao público
    Site oficial: www.masp.art.br 
    Facebook www.facebook.com/maspmuseu
    Twitter: twitter.com/maspmuseu
    Tel.: (11) 3251.5644

    Informações à Imprensa:
    InterComunique Assessoria de Comunicação
    Com Renata Assumpção (masp@comunique.srv.br). Fone: (11) 3812.2780 / 8469.0176/ 9191.2625

|