MUSEU DE ARTE DE S√O PAULO - Assis Chateaubriand
2016
- | A | +

Candido Portinari, O lavrador de café, 1934, óleo sobre tela, acervo MASP


PORTINARI POPULAR
Período:
12.8 a 15.11.2016

Candido Portinari (1903-1962) √© um dos mais importantes e pol√™micos artistas brasileiros, e sua obra mant√©m uma longa rela√ß√£o com o MASP, que possui 18 trabalhos do pintor. Portinari popular √© a 12¬™ exposi√ß√£o organizada pelo Museu desde 1948, e n√£o pretende dar conta da totalidade da obra, mas faz um recorte espec√≠fico. O t√≠tulo da mostra √© indicativo e tem m√ļltiplos significados: a popularidade de Portinari ? sua tela Retirantes (1944) √© a obra de nosso acervo mais postada nas m√≠dias sociais ? e a origem, tem√°tica, iconografia e dic√ß√£o populares do artista nos interessam aqui.




Vista da exposição Playgrounds de Nelson Leirner, 1969. Arquivo Biblioteca e Centro de Documentação do MASP.

ACERVO MASP
ARQUIVO NO TRIANON-MASP: PLAYGROUNDS
Período:
5.3.2015 a 31.7.2016

Em dezembro de 2015, o MASP inaugurou um novo programa para seu espa√ßo expositivo na esta√ß√£o Trianon-MASP do metr√ī. Arquivo no Trianon-Masp substituiu Fotografia no Trianon-Masp, o programa que exibiu em 2015 obras da Cole√ß√£o Pirelli MASP de Fotografia. Assinam a curadoria Adriano Pedrosa e Luiza Proen√ßa, da dire√ß√£o art√≠stica do MASP.




Pierre-Auguste Renoir, Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers, 1881, óleo sobre tela, acervo do MASP. Bárbara Wagner, Sem título (da série Brasília Teimosa), 2005, jato de tinta, Coleção Pirelli MASP


HIST√ďRIAS DA INF√āNCIA
Período:
8.4 a 31.7.2016

Hist√≥rias da inf√Ęncia re√ļne m√ļltiplas e diversas representa√ß√Ķes da inf√Ęncia de diferentes per√≠odos, territ√≥rios e escolas, da arte africana e asi√°tica √† brasileira, cusquenha e europeia, incluindo arte sacra, barroca, acad√™mica, moderna, contempor√Ęnea, e a chamada arte popular, bem como desenhos feitos por crian√ßas.




Carrossel de Maria Helena Chartuni no vão livre do MASP, década de 70, Biblioteca e Centro de Documentação do MASP. Foto Luiz Hossaka.


PLAYGROUNDS 2016
Período:
18.3 a 24.7.2016

Playgrounds 2016 apresenta seis novos trabalhos de artistas que levam em conta o engajamento p√ļblico no museu e em seu entorno. C√©line Condorelli (Fran√ßa/Reino Unido), Ernesto Neto (Brasil), Grupo Contrafil√© (Brasil), O Grupo Inteiro (Brasil), Rasheed Araeen (Paquist√£o/ Reino Unido) e Yto Barrada (Marrocos) s√£o artistas cujas pr√°ticas envolvem o jogo, a participa√ß√£o, a esfera p√ļblica e a conviv√™ncia coletiva, e por isso foram convidados a conceber propostas retomando o esp√≠rito de Playgrounds, uma exposi√ß√£o individual do artista Nelson Leirner realizada no MASP.




Vista do MASP na avenida Paulista, 1968, Arquivo Biblioteca e Centro de Documentação do MASP

ACERVO MASP
ARQUIVO NO TRIANON-MASP: O CAVALETE DE CRISTAL
Período:
12.12.2015 a 29.2.2016

O museu altera o programa expositivo da esta√ß√£o Trianon-MASP do metr√ī em S√£o Paulo, agora com fotografias de seu acervo hist√≥rico




Fotografia de German Lorca, Chuva na janela, Comodato Foto Cine Clube Bandeirante


FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE: DO ARQUIVO À REDE
Período:
27.11.2015 a 20.3.2016

A exposição apresentará 279 obras de 85 artistas, todos ex-integrantes do fotoclube mais influente na cidade de São Paulo, ainda em atividade desde sua fundação em 1939. As imagens retratam os anos de formação do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), tornando possível conhecer a fase inicial da produção de fotógrafos que viriam a ser conhecidos como expoentes da fotografia moderna, como Thomas Farkas e German Lorca.




Fotografia de monitoramento de militantes sufragistas detidas por atacarem museus e obras de arte, Departamento de Registro Criminal, 1914. © National Portrait Gallery, London.

ACERVO MASP
HIST√ďRIAS FEMINISTAS | CARLA ZACCAGNINI
Período:
13.11.2015 a 13.3.2016

Pela primeira vez no pa√≠s, o MASP exp√Ķe a instala√ß√£o Elementos de beleza: Um jogo de ch√° nunca √© apenas um jogo de ch√° (Elements of Beauty: A Tea Set Is Never Only a Tea Set). Assinada por Carla Zaccagnini, a obra integra o acervo do museu, j√° tendo sido apresentada em importantes museus do Reino Unido, Holanda e Argentina.




León Ferrari, Autopista del Sur, 1981

ACERVO MASP
LE√ďN FERRARI: ENTRE DITADURAS
Período:
23.10.2015 a 6.3.2016

Léon Ferrari: entre ditaduras apresenta trabalhos da coleção do MASP produzidos pelo artista argentino durante os 15 anos em que viveu exilado no Brasil. Ferrari chegou em São Paulo em 1976, após ter fugido de Buenos Aires no auge ditadura, que devastou a Argentina e lhe deixou consequências fatais, como o assassinato de seu filho durante o período. As obras da exposição fazem referência, com críticas, aos regimes ditatoriais latino-americanos da época e aos seus sistemas de controle da vida cotidiana da população.




Vestidos de Hércules Barsotti, Willys de Castro, Aldemir Martins e Nelson Leirner presentes na coleção MASP Rhodia. Foto de Eduardo Ortega

ACERVO MASP
ARTE NA MODA: COLEÇÃO MASP RHODIA
Período:
23.10.2015 a 14.2.2016

Dando continuidade à proposta de 2015, focada na exploração dos diversos acervos do MASP, o museu apresenta o conjunto completo da Coleção MASP Rhodia. Doada ao museu em 1972, a coleção é composta por 78 peças de vestuário com estampas feitas por artistas brasileiros como Willys de Castro, Aldemir Martins, Hércules Barsotti, Carybé, Ivan Serpa, Nelson Leirner, Manabu Mabe, Alfredo Volpi, Lula Cardoso Ayres e Antonio Maluf.