MUSEU DE ARTE DE S√O PAULO - Assis Chateaubriand
2014
- | A | +

Ibeji (Nigéria, Tribo Yoruba)


DO CORA√á√ÉO DA √ĀFRICA - ARTE IORUB√Ā
Período:
De 11 de julho a 7 de dezembro de 2014

Com 49 peças da arte extraídas da coleção Robilotta, doada este ano ao MASP, exposição inédita traz a arte do mundo dos sentidos e dos orixás, expressão da cultura iorubá.




LA NIL - Pinturas 1988-2014


LA NIL - Pinturas 1988-2014
Período:
De 03 de setembro até 7 de dezembro de 2014.

Com 25 obras de grandes propor√ß√Ķes e filmes de sua trajet√≥ria como diretor de cinema, Julian Schnabel abre no MASP exposi√ß√£o in√©dita ocupando espa√ßos distintos do museu. √Č sua primeira exposi√ß√£o na Am√©rica Latina.




Série Outdoor, 2002, de Carlos Goldgrub


Cidades Invisíveis
Período:
De 13 de junho a 07 de dezembro de 2014

Tendo por objeto mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, a mostra inclui fotos feitas desde 1933 de 50 dos mais destacados nomes incluídos na Coleção Pirelli MASP, como Cláudia Andujar, Geraldo de Barros, Gautherot, José Medeiros, Miguel Rio Branco, Thomas Farkas, Pierre Verger e German Lorca.




A exposi√ß√£o CANDIDO PORTINARI, S√ČRIES B√ćBLICA E RETIRANTES, exibe 11 telas de grandes dimens√Ķes presentes no Acervo MASP.

CANDIDO PORTINARI
S√ČRIES B√ćBLICA E RETIRANTES
Período:
De 21 de junho a 10 de agosto de 2014.

A s√©rie B√≠blica completa, com oito obras, ao lado de tr√™s das cinco obras da s√©rie Retirantes passam a ser exibidas agora num espa√ßo de grandes propor√ß√Ķes, no 2¬ļ Subsolo. O conjunto abrange o per√≠odo em que a den√ļncia social marcou a pintura de Candido Portinari, que reflete a situa√ß√£o brasileira a reboque das calamidades da guerra, que sensibilizaram tantos pintores europeus.




A INUSITADA COLEÇÃO DE SYLVIO PERLSTEIN no MASP, a partir de 6 de junho.

EXPOSI√á√ÉO TEMPOR√ĀRIA
A INUSITADA COLEÇÃO DE SYLVIO PERLSTEIN
Período:
6 de junho a 10 de agosto de 2014

Exposição com 150 obras da coleção particular do colecionador, o belga-brasileiro Sylvio Perlstein. Inclui trabalhos de artistas marcantes da arte no século XX como Dalí, Duchamp, Man Ray, Kandinsky, Cartier-Bresson, Fontana, Lichtenstein, Tunga e Warhol.




PAP√ČIS BRASILEIROS Mestres da gravura integram sele√ß√£o com mais de 120 obras do acervo do MASP.

EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
PAP√ČIS BRASILEIROS
Período:
A partir de 21 de fevereiro de 2014. Sem previs√£o de encerramento, Acervo MASP

Uma sele√ß√£o com mais de 120 obras de mestres em diferentes t√©cnicas da arte da gravura √© o que traz ao p√ļblico a exposi√ß√£o Pap√©is Brasileiros: Gravura. A mostra conta com obras de Volpi, Tarsila, Babinski, Samico, Manezinho Ara√ļjo, Gruber, Jardim, Segall, Grassmann, Valentim, Hudinilson, Nelson Leirner e tantos outros, mestres brasileiros e estrangeiros que vieram para o Brasil. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a exposi√ß√£o tra√ßa um panorama da diversidade estil√≠stica proporcionada por essa t√©cnica.




Exposi√ß√Ķes individuais de Regina Silveira, Odires Ml√°szho e Rodrigo Braga, no MASP.

REGINA SILVEIRA, ODIRES ML√ĀSZHO E RODRIGO BRAGA
PRÊMIO MASP DE ARTES VISUAIS 2013
Período:
De 13 de dezembro de 2013 até 11 de maio de 2014.

Mostras individuais dos vencedores da 2a. edi√ß√£o do Pr√™mio MASP de Artes Visuais formam um pequeno panorama da arte contempor√Ęnea brasileira. A premia√ß√£o deste ano inclui uma nova categoria, a de Conjunto da Obra, concedida a Regina Silveira, que se soma √† de Exposi√ß√£o do Ano para Odires Ml√°szho e Artista Emergente para Rodrigo Braga. Os artistas foram escolhidos por j√ļri internacional.




A partir de 28/6, LUCIAN FREUD: CORPOS E ROSTOS, no MASP (imagem: divulgação)

LUCIAN FREUD
LUCIAN FREUD - CORPOS E ROSTOS
Período:
De 28 de junho de 2013 a 02 de fevereiro de 2014

Consagrado como um dos mais importantes artistas da atualidade, Lucian Freud p√Ķe em relevo a arte do retrato, fio condutor de seu trabalho. Nesta mostra organizada pelo MASP e British Council, o centro √© sua obra gr√°fica, expressa em 44 gravuras acompanhadas por seis pinturas e 28 fotos do artista e seus modelos no ateli√™, clicadas por seu assistente David Dawson, que vir√° para abertura da mostra e far√° palestra aberta ao p√ļblico na quinta-feira, 27. Viabilizada pelo HSBC via Lei Federal de Incentivo √† Cultura, exposi√ß√£o fica em cartaz de 28 de junho, sexta-feira, a 13 de outubro, domingo, no MASP.