MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
2013
- | A | +

A TERRA VISTA DO CÉU traz 130 fotografias de Yann Arthus-Bertrand ao Vão Livre do MASP e ao Parque Trianon, até 15/12.

YANN ARTHUS-BERTRAND
A TERRA VISTA DO CÉU
Período:
15 de outubro a 15 de dezembro de 2013




O evento ocupa diversos espaços culturais na cidade com um tema que chama atenção para o debate sobre o espaço público e a mobilidade urbana

X BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO
CIDADE: MODOS DE FAZER, MODOS DE USAR
Período:
De 13 de outubro a 24 de novembro de 2013

A Bienal de Arquitetura de São Paulo, realizada há 40 anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil ? IAB, chega à décima edição com o tema ?Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar? e, desta vez, instala-se em locais francamente urbanos, espalhados em rede. Refletindo sobre a cidade contemporânea, a bienal incorpora a dimensão urbana na própria estrutura espacial. Assim, ao mesmo tempo em que visita a exposição, o público tem a experiência viva da cidade de São Paulo.




FotoBienalMASP - 1a. edição - investiga as fronteiras entre a fotografia e linguagens afins. De 15 de agosto a 17 de novembro, aqui no MASP.

1a. edição
FotoBienalMASP
Período:
De 15 de agosto a 17 de novembro de 2013

FotoBienalMASP reúne trabalho de 35 artistas do país e exterior e marca nova fase na parceria do MASP com a Pirelli, iniciada em 1990 e responsável pela formação de singular coleção de fotografia brasileira com mais de 1.100 obras. Concebido por Teixeira Coelho, evento tem curadoria de Ricardo Resende e apresenta em sua primeira edição o cotejo entre a fotografia e linguagens próximas. Entre os artistas estão o Grupo Garapa, Grupo Motoboys, Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Berna Reale, Dora Longo Bahia, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz.




Em onze obras, CANDIDO PORTINARI volta em sala especial a partir de 18/4 (na imagem, Retirantes, de 1944)

CANDIDO PORTINARI
SÉRIES BÍBLICA E RETIRANTES
Período:
18/4 a 07/7/2013

Mostrando duas fases distintas de Portinari, as séries Bíblica e Retirantes revelam toda a técnica e habilidade de um dos artistas brasileiros mais prestigiados de todos os tempos. As onze obras ganham sala especial no 1º subsolo do Museu, a partir do dia 18 de abril. Apresentada pela última vez no museu em 2008, a mostra reúne a série Bíblica completa, com oito obras, ao lado de três das cinco obras da série Retirantes.




A exposição OBSESSÕES DA FORMA traz obras de Rodin, Renoir, Degas e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo. (na imagem, Vênus Vitoriosa, de Renoir)

EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
OBSESSÕES DA FORMA - ESCULTURAS DA COLEÇÃO MASP
Período:
De 10 de junho de 2012 até 19 de setembro de 2013

O MASP volta a exibir obras de seu acervo de tridimensionais. As 50 obras de mestres da escultura do século XIX aos dias de hoje e a dupla de guerreiros chineses em terracota poderão ser vistas na mostra que contempla obras de Renoir, Degas, Brecheret, Felícia Leirner, Calder, Giorgi, Rodin, Ianelli, Duke Lee, Jim Dine e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo.




Os vencedores da 1ª edição do Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais 2012, Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth apresentam sua obra no MASP.(imagem:Paulo Nazareth)

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
PRÊMIO MASP MERCEDES-BENZ DE ARTES VISUAIS 2012
Período:
De 21 de dezembro de 2012 a 7 de abril de 2013.

Escolhidos por júri internacional, os vencedores da 1ª edição ocuparão mezanino e subsolo do MASP com duas exposições que trazem obras responsáveis pela concessão do Prêmio, além de peças inéditas. .




Pela primeira vez no Brasil, Johannes Vermeer visita o MASP em obra-prima recém-restaurada: Mulher De Azul Lendo Uma Carta. De 12/12 a 10/02.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
VERMEER - MULHER DE AZUL LENDO UMA CARTA
Período:
De 12 de dezembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013

Vermeer viveu os anos de ouro da Holanda, no século 17, mas não desfrutou de reconhecimento. Hoje é reverenciado como um dos grandes nomes da história da arte, ícone entre os holandeses ao lado de Bosch, Rembrandt, Hals e Van Gogh. Recém-restaurada, Mulher de azul lendo uma carta (1663-1665),uma de suas 36 obras com autoria reconhecida, visita agora três museus internacionais e estará no MASP a partir de 12/12.




O Triunfo do Detalhe apresenta 15 obras-primas do Acervo do MASP, de grandes mestres dos séculos 16 ao início do 19. Retrato de um Fidalgo Florentino (Piero de Medici) - Alessandro Allori

EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
O TRIUNFO DO DETALHE. OS MESTRES ANTIGOS: O RETRATO
Período:
De 22 de fevereiro a 9 de junho de 2013

Reunião de nomes máximos da arte dos séculos 16 ao início do 19, entre eles Rembrandt, Tiziano, Velázquez e Goya, a mostra oferece uma intencional e incomum experiência: poucas obras dispostas numa ampla galeria, permitindo ao observador que concentre sua atenção nos detalhes que cada uma delas pode lhe oferecer.




Com obras inéditas no Brasil, Luzes do Norte - Desenhos e gravuras da Coleção Barão de Rothschild / Musée du Louvre traz 61 gravuras de artistas do século 16. De 19/10 a 27/01.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
LUZES DO NORTE - DESENHOS E GRAVURAS DO RENASCIMENTO ALEMÃO NA COLEÇÃO BARÃO EDMOND ROTHSCHILD / MUSÉE DU LOUVRE
Período:
De 19 de outubro a 27 de janeiro de 2013.

Com obras-primas inéditas no país, Luzes do Norte - Desenhos e gravuras da Coleção Barão de Rothschild / Musée du Louvre traz 61 gravuras de Dürer, Altdorfer, Schongauer e 23 artistas do século 16 que aqui se juntam a dois óleos de Cranach e Holbein pertencentes ao museu. A mostra dá sequência às exibições de gravuras e desenhos das obras completas de Goya; Desenhos espanhóis do século 20; Chagall; Max Ernst e Sigmar Polke.