MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

CAMERATA DE VIOLÕES INFANTO-JUVENIL DO GURI

Período:
26 de novembro. Domingo, 16h
Informações Gerais

A Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri encerra sua temporada 2017 com uma apresentação especial no Masp Auditório, quando conta com a participação do contrabaixista Sizão Machado e do saxofonista Mané Silviera. A regência é do maestro convidado do grupo, Paulo Porto Alegre.

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco. Formada em 2010, a Camerata tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

A Santa Marcelina Cultura conta com o patrocínio de parceiros que acreditam no poder transformador da música para a formação dos jovens brasileiros, como o Bank Of America Merrill Lynch, Grupo Verzani & Sandrini, Sabesp, Chiesi Farmacêutica, escritório de advocacia Machado Meyer e Bank New York Mellon, todas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Serviço

MASP Auditório: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista - SP

Quando: 28 de outubro, sábado, às 16h00

Ingressos: Gratuito

 

Distribuição de ingressos duas horas antes na bilheteria do Museu.

|