MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Orquestra Barroca EMESP
Período:
18 de outubro. Quarta-feira, às 20h

A Orquestra Barroca apresenta-se no dia 18 de Outubro às 20hs no MASP, sob regência do maestro Luis Otávio Santos.



Orquestra Juvenil Heliópolis do Instituto Baccarelli
Período:
22 de outubro de 2017. Domingo às 11h

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artístico e regente titular e ZubinMehta, como patrono. A versatilidade do grupo permite à sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros ZubinMehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém e Ivans Lins, entre outros. O grupo tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.



Coral da Gente do Instituto Baccarelli
Período:
22 de outubro de 2017. Domingo às 16h

O Coral da Gente é a porta de entrada no Instituto Baccarelli para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, da comunidade de Heliópolis e região. O programa oferece aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical, compondo uma sólida base para a formação de músicos. Ministrado por professores altamente qualificados, as atividades do coral visam um aprendizado prazeroso e uma formação que contemple o desenvolvimento de valores para a vida em sociedade. Com um repertório diversificado, que inclui composições brasileiras e obras internacionais do repertório popular e erudito, os corais que integram o projeto Coral da Gente do Instituto Baccarelli já realizaram apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo, como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Catedral da Sé.



41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Período:
23 a 28.10.2017. De segunda a sábado, a partir das 19h30

Para comemorar os 70 anos do aniversário do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, a 41ª Mostra terá uma programação especial para as já tradicionais sessões no vão-livre do museu. Serão exibidos seis filmes, cinco dos quais brasileiros, que propõem novas experiências e homenageiam importantes nomes da nossa história cinematográfica.



Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri
Período:
28 de outubro. Sábado às 11h

Sob regência de Luis Otavio Santos, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri recebe as jovens violinistas Jamile Costa Destro e Sara Nojosa.No repertório, obras de Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli e Wolfgang Amadeus Mozart.



Festival Arte & Talentos
Período:
13 de setembro a 8 de novembro de 2017. Às 15h

Vale a pena fazer teatro? Quais as possibilidades pra quem escolhe esse caminho? Muitos mitos rondam o trabalho de quem escolhe esta profissão (não é preciso estudar pra ser ator??). Vamos falar disso! Traga seus mitos, suas certezas e suas dúvidas e venha conversar sobre teatro com a companhia Opsis de Teatro e o Professor Joaquim Gama em 13/09 no MASP, às 15h. Esse evento faz parte do Festival Arte & Talentos que, através de 7 grandes encontros artísticos - com música, teatro, dança, cinema ? reúne o universo artístico e o mundo do trabalho para criar um ambiente de inspiração com o objetivo de mostrar a jovens de 14 a 26 anos - que estão em um momento chave de reflexão sobre o futuro profissional deles - que as possibilidades são grandes e inúmeras.



Grupos de Câmara do Instituto Baccarelli
Período:
19 de novembro. Domingo, às 16h

Os grupos de câmara do Instituto Baccarelli integram uma iniciativa da instituição à prática desse tipo de música, que propicia um estudo mais aprofundado das peças executadas, trabalhando refinamentos sonoros, dinâmicas e equilíbrio entre os sons dos instrumentos, já que cada músico desempenhará, em alguma parte, papel de solista. O repertório explorado transita pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência. Os grupos de câmara do Instituto Baccarelli se apresentam gratuitamente todos os domingos na Vila Madalena, e já se apresentaram em importantes espaços culturais como MASP, Centro Cultural São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, além de terem realizado diversos concertos para a comunidade de Heliópolis, em locais como o Hospital Heliópolis, a Paróquia São João Clímaco e no próprio Instituto Baccarelli.



Coral da Gente do Instituto Baccarelli
Período:
19 de novembro. Domingo, às 11h

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a orquestra, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade e orgulho de ser regida por Mehta. A versatilidade do grupo permite à Sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas populares consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém, Ivans Lins e Daniela Mercury, entre outros. O grupo já tocou em palcos como a Sala São Paulo, os Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.



OSESP MASP - Quinteto de Sopros
Período:
28 de novembro. Terça-feira, às 20h

O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, retomam parceria pelo terceiro ano consecutivo e apresentam, no dia 28 de novembro (terça-feira), às 20h, um concerto que explora conexões entre a música clássica e as obras do acervo do Museu. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas.



Colegas
Período:
13 de outubro a 10 de dezembro. Sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h.

Márcio, Stalone e Aninha são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia eles resolvem fugir no carro do amigo jardineiro para tentar realizar três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio quer voar.



OSESP MASP - Acadêmico OSESP
Período:
19 de dezembro. Terça-feira, às 20h

O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, retomam parceria pelo terceiro ano consecutivo e apresentam, no dia 19 de dezembro (terça-feira), às 20h, um concerto que explora conexões entre a música clássica e as obras do acervo do Museu. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas.