MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

Audiovisual e Arte Contemporânea
Professora: Dra. Jane de Almeida
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com Pós-Doutoramento em História da Arte e Arquitetura na Universidade Harvard. Atualmente é professora do Programa de Educação, Arte e História da Cultura (mestrado e doutorado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Organizou publicações e foi curadora de mostras de filmes sobre o Grupo Dziga Vertov e Alexander Kluge, além de outros.

O curso pretende discutir a presença de obras audiovisuais em exposições de arte, refletindo sobre o encontro do universo do cinema e da imagem em movimento com a arte contemporânea. Serão apresentadas obras de Harun Farocki, Omer Fast, Douglas Gordon, Chris Marclay e William Kentridge entre outros, relacionando procedimentos e propostas com a dos filmes experimentais dos anos 20 e 30 de artistas como René Clair, Luis Buñuel e Marcel Duchamp, por exemplo.


Terça-feira das 19h às 21h
Investimento: 450,00/ 240,00 (meia)
Duração do módulo: 8 aulas (16 horas/aula)
Início das aulas: 06/08/2013
Término das aulas: 24/09/2013

Programa
  • Aula 1 - Pré-cinemas e pós-cinemas. Semelhanças e diferenças entre os cinemas pré-diegéticos e os novos cinemas. Filmes de Georges Méliès, irmãos Lumière, James Blackton.


  • Aula 2 - Filmes experimentais dos anos 1920 e 1930 com participação de artistas como Marcel Duchamp e Francis Picabia. Luis Buñuel e Salvador Dali.


  • Aula 3 - Novos Cinemas e a compreensão da arte nos anos 50 e 60. O que é um filme de arte? Citações e referências. O cinema Anti-espetáculo. Jean-Luc Godard.


  • Aula 4 - Cinemas expandidos. Andy Warhol, Michael Snow, Nan June Paik. O Filme-Instalação.


  • Aula 5 - Estudos de casos: William Kentridge – “weighing and wanting”: o peso na animação.


  • Aula 6 - Estudos de casos: Harun Farocki – do cinema para a instalação: redefinindo o dispositivo para potencializar a política.


  • Aula 7 - Estudos de casos: Omer Fast, Mathias Müller – remix e os bancos de dados.


  • Aula 8 - Estudos de casos: Chris Marclay – remix, bancos de dados, fragmentos e memória involuntária.

Bibliografia

BELLOUR, Raymond. Cineinstalações. Em: MACIEL, Kátia (org.) Cinema sim – ensaios e reflexões. São Paulo: Itaú Cultural: 2008.
DUBOIS, Phillipe. Cinema, video, Godard. São Paulo: Cosac e Naify: 2004.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas.
WEIBEL, Peter. Expanded Cinema, video and virtual envirornments. In: SHAW, Jeffrey and PETER Weibel. Future Cinema – The Cinematic imaginary after the film. MitPress, Mcambridge: 2003.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. P. Dutton & Co., Inc., New York: 1970.

|