MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +
Histórias da arte

Os cursos de Histórias da arte do MASP Escola estão estruturados em programas semestrais. Os três cursos oferecidos são independentes e complementares cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21:

Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento

Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina.

Histórias da arte moderna e contemporânea

Em comum os três programas compartilham do foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos.

Cada curso dura 16 aulas e é liderado por um professor que, por sua vez, convida até 4 especialistas para ministrar conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento em temas específicos e a pluralidade de vozes. Dessa forma, os alunos terão acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

A próxima edição dos cursos terá início em fevereiro de 2017, as matriculas estarão abertas a partir de janeiro, para mais detalhes escrever para: escola@masp.org.br

ESTUDOS CRÍTICOS

Sempre às quintas-feiras, o MASP Escola oferece cursos intensivos sobre tópicos específicos da cultura contemporânea. A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos temas. Este programa se pretende como um espaço de debate que possibilite a reflexão sobre a arte em suas intersecções com questões políticas e sociais.

O programa, inaugurado em 2016, é composto dos seguintes cursos:


Agosto
Estudos críticos em arte: estética, colonialismo e a economia do sensível

Setembro
Estudos críticos em arte: conexões entre antropologia e arte

Outubro
Estudos críticos em arte: (anti) psicanálise

Novembro
Estudos críticos em arte: derivas queer/kuir entre arte e política