MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

BIOGRAFIA LUIZ HOSSAKA

Nasceu na cidade de Birigui, São Paulo, no ano de 1928 e faleceu em São Paulo em 2009. Na década de 1950 iniciou sua trajetória no MASP como aluno de desenho do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), que até então funcionava no museu. Amigo de Lina Bo e Pietro Maria Bardi, realizou diversas atividades na instituição. “(...) Teve uma época em que eu era até secretário dos cursos do museu. A gente ia descobrindo como fazia as coisas (...)” Fonte: O Estado de S. Paulo, 2009.

A partir da década de 1960 iniciou sua carreira de fotógrafo. “(...) Eu passava tanto tempo no laboratório de fotografia que um dia o Bardi me perguntou: ‘Você deve saber mexer nisso, vamos mandar o laboratorista embora para economizar um dinheiro’ “. Nesta função, registrou as atividades do MASP, além de realizar as reproduções fotográficas das obras de arte, sendo um dos primeiros especialistas dessa técnica no Brasil.

Documentou muitas exposições no MASP e organizou algumas mostras, como História em quadrinhos e comunicação de massa, em 1971, e A Grande São Paulo, em 1976, na qual foi responsável por diversas fotografias expostas. Luiz Hossaka também intermediou relações institucionais entre Brasil e Japão, que resultaram em diversas mostras da coleção do acervo MASP e trouxeram mostras de artistas japoneses.

Foi homenageado em 2010 pela coleção Pirelli – MASP (do qual foi membro do Conselho Deliberativo) com a exposição de alguns de seus trabalhos autorais.