MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

A Biblioteca e Centro de Documentação do MASP teve início em 1977, no 30º aniversário do museu, quando Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi doaram sua coleção de livros. Desde então, tem como objetivo catalogar, preservar e oferecer acesso a publicações de artes a pesquisadores e interessados.

Atualmente possui um dos principais acervos especializado do Brasil, com mais de 68 mil volumes entre livros, livros raros, catálogos, teses e periódicos sobre arte, arquitetura, design, moda, estética e história. Parte desta coleção pode ser pesquisada no catálogo online.

No acervo, destaca-se a coleção de mais de 3 mil títulos de periódicos e boletins de museus nacionais e estrangeiros, dentre eles O Cruzeiro, Habitat, Mirante das Artes, Gazette Des Beaus Arts, além de 464 obras raras sobre arquitetura e arte.

Na década de 1990, foram incorporados à biblioteca os arquivos da instituição, formando o Centro de Documentação. São documentos produzidos e coletados durante as atividades do museu, organizados da seguinte forma:

Arquivo Histórico-documental: É composto por documentos relacionados às atividades do museu ao longo de sua história, além dos arquivos de Assis Chateaubriand.

Arquivo Fotográfico: Comporta imagens de exposições e eventos realizados ou relacionados ao museu desde sua criação.

Arquivo de Referência: Formado pelos dossiês de pesquisa, organizados por artistas e Instituições nacionais e internacionais, não relacionados diretamente aos eventos do museu.

Todos os acervos e arquivos estão disponíveis para consulta, mediante agendamento prévio. Para consultar as obras raras é preciso um termo específico de autorização.

Biblioteca e Centro de Documentação do MASP
De segunda a sexta, das 9h às 12h.
Agendamento de pesquisa e dúvidas: 11 3149-5873 e email: biblioteca@masp.org.br
O acesso à Biblioteca é gratuito.