MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

O MASP já demonstrava uma grande preocupação com a conservação e restauração de seu acervo quando em 1949 o então diretor-fundador do museu, Prof. Pietro Maria Bardi, convidou o Sr. Mario Modestini, diretor do “Studio d’Arte Palma” de Roma e conservador das Galerias de arte do estado italiano, para examinar e restaurar algumas obras do nosso acervo. Nesta mesma ocasião, foi oferecido um curso sobre técnicas de conservação, ministrado pelo grande especialista italiano.
Em 1969, com a construção do novo prédio na Avenida Paulista, foi instalado o atelier de Restauração do MASP, sob a coordenação da então restauradora, Maria Helena Chartuni.

O atual estúdio de Conservação e Restauração do museu foi implantado em 1992 pela restauradora  de pinturas, Eneida Parreira, através de um projeto patrocinado pela Fundação Vitae.  Na ocasião, o estúdio foi instalado com equipamentos modernos, direcionados a restauração de pinturas sobre tela, através de estudos e pesquisas baseados nos mais importantes museus do mundo.

Em 2000, com a reestruturação do prédio, o estúdio de restauração foi ampliado para melhor atender a demanda do museu. Até hoje o departamento possui equipamentos para estudos de obras considerados modernos para o Brasil, assim como o aparelho de reflectografia de infravermelho que permite  a visualização do desenho subjacente de uma pintura ou a lupa binocular da Leica que é considerado equipamento primordial para análises superficiais de uma obra de arte.

Desde 1990, é considerado essencial o intercâmbio e parceria entre os principais museus do mundo, seja para atualizar conhecimentos ou para restaurar nossas obras.
Atribuições do Departamento de Conservação e Restauração

Cabe ao Departamento de Conservação e Restauração do MASP preservar, conservar e restaurar as obras pertencentes ao acervo do museu, assim como dar assistência na área da conservação para as exposições temporárias provenientes de outros museus ou instituições. Considerando que as obras  do museu são armazenadas, expostas e transportadas de acordo com as normas internacionais dos museus, o departamento de conservação e restauração desenvolve uma importante função na conservação preventiva, segurança e tratamento da coleção.

Karen Cristine Barbosa
Coordenadora de  Conservação e Restauração do MASP desde 1999
Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – CECOR – UFMG 
Especialista em Conservação  de Bens Culturais Móveis – UFRJ
Bolsista Vitae/Getty para aperfeiçoamento no Los Angeles County Museum of Art - Califórnia

Érick Santos de Jesus
Assistente de Conservação e Restauração