MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

Folder da exposição Degas Escultor – Impresiones de la vida moderna realizada no Museo Nacional de Bellas Artes em Santiago, Chile, em 2011 com a coleção de esculturas do MASP de autoria de Edgar Degas (Paris, 1834-1917).

A área de Intercâmbio do MASP é responsável pelos empréstimos de obras da Coleção a vários museus e instituições culturais em todo o mundo. Estes empréstimos são feitos para exposições temporárias que de alguma maneira envolvem o tema de obras da Coleção do MASP ou seu autor, uma vez que o museu possui obras primas de importantes artistas de todas as gerações.
Alguns museus com os quais o MASP mantém intercâmbio são:
  • Musèe du Louvre, Paris
  • Musèe d’ Orsay, Paris
  • National Gallery, Londres
  • Royal Academy, Londres
  • Museo del Vittoriano, Roma
  • The Metropolitan Museum of Art, Nova York
  • National Gallery of Art, Washington
  • Philadelphia Museum of Art, Filadélfia
  • The Art Institute of Chicago
  • Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago
  • entre outros.

São frequentes os empréstimos para exposições realizadas na cidade de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Moderna, o Instituto Tomie Ohtake o Museu Lasar Segall e outras instituições. Além disso, o MASP empresta obras também para instituições brasileiras, como o MON (Museu Oscar Niemeyer) de Curitiba, que apresentou em 2012/2013 a exposição DEGAS - Poesia Geral da Ação - As Esculturas (Coleção MASP) com a coleção completa de esculturas em bronze de Edgar Degas, do acervo do MASP. Estas obras haviam estado no Chile em 2011.

Últimas notícias sobre a área de Intercâmbio do MASP:


  • RESTAURAÇÃO E EXPOSIÇÃO DA OBRA DE PIERO DI COSIMO EM ROMA

    Após um ano de restauração, é apresentada ao público na Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Barberini, em Roma, a pintura de Piero di Cosimo, "Virgem com menino, São João Batista criança e um anjo" (1500-1510) da coleção do MASP. Fruto de uma parceria entre o MASP e a Soprintendenza delle Belle Arti di Roma e o patrocínio privado de Inácio Bittencourt Rebetez, a restauração da obra do acervo do MASP foi realizada pelas restauradoras Karen Barbosa, do MASP, e Paola Sannucci, da Soprintendenza di Roma. A obra pode ser apreciada no Palazzo Barberini até o dia 18 de janeiro de 2015. Após esta data segue para a National Gallery of Art de Washington, onde participará de uma exposição sobre o artista.

    RETRATOS DE MADAME CÉZANNE

    O MASP emprestou a pintura de sua coleção Madame Cézanne em Vermelho do artista Paul Cézanne para a exposição dedicada aos retratos que ele realizou da esposa Hortense Fiquet ao longo da vida. A mostra acontece no Metropolitan Museum of Art, de Nova York, EUA, no período de 17 de novembro de 2014 a 15 de março de 2015.

    CENTENÁRIO DE LINA BO BARDI CELEBRADO NA ALEMANHA

    O MASP está presente na comemoração do centenário de Lina Bo Bardi no Architekturmuseum, de Munique, na Alemanha, na exposição LINA BO BARDI 100 que está aberta até 22 de fevereiro de 2015. O museu emprestou três obras para o evento: Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere Museu Arte Trianon, datada de 1968; o Estudo de fachada, de 1961 e a Caricatura (Bardi), em que ela retrata seu marido, Pietro Maria Bardi, feita em 1988. Lina Bo Bardi (Roma, 1914- São Paulo, 1992), arquiteta italiana que se naturalizou brasileira e se tornou uma das referências mundiais na arquitetura do Século XX, é autora do projeto do prédio do Museu.

    PINTURA DE BURLE MARX ESTÁ NA PINACOTECA DO ESTADO

    Até 22 de março de 2015 a Pinacoteca do Estado apresenta a exposição Burle Marx, que oferece um olhar panorâmico sobre a obra do artista, arquiteto e paisagista. Um dos mais conhecidos da modernidade brasileira, sobretudo por seus projetos paisagísticos, nasceu em São Paulo em 1909 e faleceu no Rio de Janeiro em 1994, o artista deixou em testamento para o MASP a pintura Fuzileiro naval, obra que integra essa exposição.

    EMPRÉSTIMO PARA O PAÇO IMPERIAL, NO RIO

    O Centro Cultural do Paço Imperial, no Rio de Janeiro realiza desde dezembro a mostra Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata, retrospectiva do artista, pioneiro na arte conceitual, nascido em Roma em 1925 e falecido em São Paulo em 1973. O empréstimo do MASP para a exposição é uma calça feminina em piquê sintético, com estampa desenhada pelo artista. A exposição fica aberta para o público do museu carioca até 1° de março de 2015.