MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - Assis Chateaubriand
- | A | +

Folder da exposição Degas Escultor – Impresiones de la vida moderna realizada no Museo Nacional de Bellas Artes em Santiago, Chile, em 2011 com a coleção de esculturas do MASP de autoria de Edgar Degas (Paris, 1834-1917).

A área de Intercâmbio do MASP é responsável pelos empréstimos de obras da Coleção a vários museus e instituições culturais em todo o mundo. Estes empréstimos são feitos para exposições temporárias que de alguma maneira envolvem o tema de obras da Coleção do MASP ou seu autor, uma vez que o museu possui obras primas de importantes artistas de todas as gerações.
Alguns museus com os quais o MASP mantém intercâmbio são:
  • Musèe du Louvre, Paris
  • Musèe d’ Orsay, Paris
  • National Gallery, Londres
  • Royal Academy, Londres
  • Museo del Vittoriano, Roma
  • The Metropolitan Museum of Art, Nova York
  • National Gallery of Art, Washington
  • Philadelphia Museum of Art, Filadélfia
  • The Art Institute of Chicago
  • Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago
  • entre outros.

São frequentes os empréstimos para exposições realizadas na cidade de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Moderna, o Instituto Tomie Ohtake o Museu Lasar Segall e outras instituições. Além disso, o MASP empresta obras também para instituições brasileiras, como o MON (Museu Oscar Niemeyer) de Curitiba, que apresentou em 2012/2013 a exposição DEGAS - Poesia Geral da Ação - As Esculturas (Coleção MASP) com a coleção completa de esculturas em bronze de Edgar Degas, do acervo do MASP. Estas obras haviam estado no Chile em 2011.

Últimas notícias sobre a área de Intercâmbio do MASP:


  • Agosto de 2014

    MASP NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

    O Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, promove entre 15 de agosto  e 5 de outubro de 2014, a exposição Histórias Mestiças. O MASP empresta para esta exposição as obras Indios atravessando um riacho de Jean Baptiste Debret,Cinco Moças de Guaratinguetá de Di Cavalcanti e Retrato da pintura Tarsila de Flávio de Carvalho.

     

    Junho de 2014

    OBRAS DE RENOIR DO MASP NA SUIÇA

    Estão em exposição até 23 de novembro de 2014, na Fondation Pierre Gianadda, em Martigny, Suiça  3 obras do pintor Pierre-Auguste Renoir da coleção do MASP. São as pinturas Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers), Banhista enxugando perna direita e Condessa de Pourtalès.

     

    Maio de 2014

    OBRAS DO MASP EM CURITIBA

    7 obras do acervo do MASP estão participando da exposição TUPY OR NOT TUPY, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba até 21 de setembro de 2014. 5 obras que foram emprestadas pertencem a Coleção MASP/Pirelli de fotografia,Mobile e Balance de Jose Yalenti, Paraquedas de Helmuth WagnerTelhas de Thomas Farkas e Fotoforma de Geraldo de Barros. As outras 2 obras que estão em exposição no MON são Nu feminino deitado de Flávio de Carvalho Paisagem com Canoa na Margem de Alfredo Andersen.

     

    Fevereiro de 2014

    RETORNO DE DOIS CÉZANNES DE ROMA E DE UMA PINTURA DE MOUSSIA

    Retornaram para o MASP as obras Negro Cipião Rochedos em l’Estaque, de autoria de Paul Cézanne que estavam emprestadas desde de outubro de 2013  para a exposição “Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX” no  Complesso del Vittoriano, em Roma, na Itália.

    Outra obra emprestada pelo MASP, Retrato de Helena Caldeira de Moussia Pinto Alves, que esteve na exposição dedicada à artista, na Pinacoteca do Estado de São Paulo retornou ao MASP.

     

    Dezembro de 2013

    MOUSSIA NA PINACOTECA

    De 07 de dezembro a 23 de fevereiro de 2014 a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição “Moussia”. O MASP empresta a obra Retrato de Helena Caldeira da artista Moussia Pinto Alves.

    PIERO DI COSIMO SENDO RESTAURO EM ROMA

    O MASP enviou a obra Virgem com menino São João Batista e um anjo de Piero di Cosimo para ser restaurada em Roma, no setor de conservação do Palazzo Barberini, da Soprintendenza Speciale per Il Patrimonio Storico, Artistico e Etnoantropologico e per Il Polo Museale de Roma. A restauração está prevista para terminar em março de 2015.

     

    Outubro de 2013

    CÉZANNES DO MASP PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO EM ROMA

    O Complesso del Vittoriano, situado no monumento a Vittorio Emanuele II em Roma, Itália, apresentará no período de 4 de Outubro de 2013 a 9 de fevereiro de 2014 a exposição Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX - Roma. Negro Cipião e Rochedos em l’Estaquede autoria de Paul Cézanne, pertencentes à Coleção do MASP participam da mostra.

    FOTOGRAFIAS DE KLAUS MITTELDORF

    Continua até o dia 27 de outubro no MAB, Museu de Arte Brasileira, a exposição Klaus Mitteldorf: Fotografias onde participam duas obras do artista pertencentes ao acervo do MASP: Ophelias Death IV, 1992 e Plastic Tulips and Roses, 1992.

     
    30ª BIENAL DE SÃO PAULO EXPÕE OBRAS DO ACERVO MASP

    As obras do artista Willys de Castro, Objeto Ativo, 1959 e Objeto Ativo, 1961  que pertencem ao MASP, participam da exposição intitulada Mostra dos 60 Anos de Arte Brasileira na 30ª Bienal de São Paulo, também denominada 30 × bienal | Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição, realizada na FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO, até 8 de dezembro de 2013. 

    OBRAS DO ACERVO MASP NA EUROPÁLIA